A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2016

CARUS CELEBRA 75 ANOS DO CORREIO DE RUSSAS COM CONCURSO LITERÁRIO

A comunicação é um elemento essencial da ação humana. Tema de inumeráveis estudos, da psicologia até a comunicação social e publicidade, se faz presente na vida de milhões de pessoas através dos meios de comunicação.

Apesar de muitas vezes serem utilizados com fins particularistas e até escusos, os meios de comunicação são ferramenta essencial para promoção da democracia, da boa política e, em última instância, do entendimento humano. Nesse sentido, feliz a comunidade que possui meios de comunicação próprios, autônomos e a serviço do bem comum.

Existem dezenas, quem sabe centenas, de jornais, noticiários, informativos e revistas escritos publicados a partir do interior do Ceará nos últimos anos. Muito mais do que se imagina. 

Infelizmente, contudo, poucos conseguem subsistir por um maior período de tempo. Alguns até surgem com objetivos nobres e compromisso social, buscam qualidade editorial e modernidade. Outros, ao contrário, surgem sem qualquer compromisso ético ou cultural com a comunidade. Tem pretensões unicamente comerciais, da pequena política partidária, narram somente cenas violentas ou não prezam nem mesmo pela língua portuguesa.

De uma forma ou de outra, a imprensa escrita sofre com a falta de apoio, tão comum no meio cultural e, dessa maneira, a grande maioria dos trabalhos acaba sem cumprir sua missão e sem fazer história. 

Existem, todavia, histórias que estão grafadas com letras de ouro na imprensa cearense.

Fundado em 1941, o jornal Correio de Russas, começava a circular na cidade aglutinando em torno de si alguns dos principais nomes da intelectualidade local. Sob a liderança do potiguar Manuel Matoso Filho, o "Noticioso Independente" surge para tratar de assuntos ligados à política regional. 

Naquele tempo ninguém imaginava que o jornal chegaria tão longe!

O Correio e Russas completa, em 2016, seus 75 anos como ícone do jornalismo cearense no interior do estado. O jornal ganhou uma longa existência graças ao seu atual editor, o jornalista Horácio Matoso. Bancário aposentado, Horácio Matoso atua como guardião, quase solitário, na luta pela imprensa escrita de papel no interior. 
Folder com a programação do XVIII ECR.
Trabalhando em praticamente todas as frentes do periódico, o Horácio consegue um feito digno, envolvendo só ele sabe, seu esforço pessoal e o de seus familiares. Destaco aqui, como testemunho, pessoas que, como ele, trabalham e acreditam na importância do CR: Neta, Bibia e Totô, os responsáveis pela distribuição na cidade de Russas (os mesmos, deve-se ressaltar, são irmãos do editor).

 A Casa dos Amigos de Russas, entidade conhecida dos russanos, almejando prestigiar essa trajetória vitoriosa, realiza o XVIII ENCONTRO CULTURAL RUSSANO visando homenagear essa história de superação e de fé na comunicação e na imprensa livre.


Para celebrar esse marco da imprensa cearense, a Casa dos Amigos de Russas, instituiu também o Concurso Literário com o tema: “CORREIO DE RUSSAS: 75 ANOS – O PIONEIRO DO JORNALISMO ESCRITO NA REGIÃO JAGUARIBANA”.
Mesmo não sendo o primeiro jornal escrito a circular em nossa cidade, vide o que narram os nossos historiadores, o jornal Correio de Russas, merece todas as honras, posto que é dos poucos que se mantém em circulação no Ceará desde que retomou as atividades e mais importante: é um dos mais antigos jornais em circulação no interior do Ceará.               
Com muitas histórias para contar, o CR chega ao seu 75a aniversário e são as crianças e a rapaziada que vão participar da festa. Da festa da imprensa livre e à serviço da sociedade, da celebração da amizade e da língua portuguesa, da produção literária que rende premiação para os melhores textos e faz uma justa homenagem para o nosso querido Noticioso Independente.
Parabéns à Carus pela iniciativa.
Felicitações ao ganhadores do prêmio 2016.
Meus melhores cumprimentos ao Horácio Matoso e à sua equipe.
         





0 comentários:

Postar um comentário