A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2016

Por Eventos que fazem a diferença: EDUCAFEST e Feira de Ciências das Escolas Municipais de Quixeré

Prezados leitores do Transver o Sentido,

Escrevo de São Paulo onde estou passando um período de estudos no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho na USP (como ouvinte).

Entre tantas lições e bons encontros que tenho vivenciado aqui na Pauliceia, reflexões que incluem a necessidade de letramentos e de novas gramáticas para materialização de um mundo mais justo, vem a minha mente agora questões sobre a memória coletiva, memória crítica, trabalho com a identidade, narrativas e outras questões próprias da psicologia social da região querida do Vale do Jaguaribe, particularmente de Russas, da qual trago boas lembranças.

Das notícias que recordo nesse começo de ano e merecem citação por se relacionarem com cultura, ciência e educação, destaco a realização de um evento que aconteceu no começo de 2016 na cidade de Quixeré, na região do baixo Jaguaribe.

Trata-se do evento Educa FEST que realizou sua terceira edição com o tema: "O encontro com o talento e a aprendizagem: valorizando a cultura nordestina".

Não precisa dizer que gostei bastante desse título e como fiquei contente por saber que a cidade faz atividades dessa natureza, com identidade visual e proposta instigante, pois integra as artes: música, desenho, poesia, artes plásticas, para abrir o ano letivo.



Convite do evento que se realizou na Quadra Poliesportiva 
Antônio Wilson da Silva, no primeiro dia de fevereiro, 
em Quixeré.


Mas realmente o que me chamou a atenção foi, na véspera desse evento, a realização, logo no início do ano letivo, da I Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Quixeré, Ceará. 

O evento merece ser reconhecido pela originalidade do formato, com temática regional e disponibilidade para socializar "experiências científicas produzidas por professores e alunos das escolas municipais", conforme consta na divulgação. 

Convite da I Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais
 de Quixeré, Ceará. 


Mesmo não tendo muitas informações sobre a realidade da vida local, e desconhecendo, por exemplo, porque esses dois eventos não ocorreram conjuntamente, percebi ali uma daquelas boas iniciativas que ocorrem nas comunidades e que, por um motivo ou outro, não ganham destaque fora da cidade. 

Porém, mais importante do que ser notícia, é o evento ter realmente impacto nas atividades de sala de aula, se configurando como um lugar que mantém relação ativa com as escolas municipais.

São atividades assim que, também, podem favorecer um engajamento juvenil com temas importantes para iniciação científica, além de realmente aproximar a sociedade: pais, familiares, associações, igrejas, serviços, da dinâmica da escola que, como bem público, deve ter uma missão mais nobre do que simplesmente ocupar as crianças por um turno diário e, portanto, ser um espaço de viva participação política.

Inclusive, fica a dica para os professores municipais juntamente com os professores da UFC - Campus Russas, realizarem atividades desse tipo conjuntamente, aproximando esses níveis de ensino que não precisam se manter tão distantes, já que um é a continuidade do outro e agora estão bem próximos geograficamente. 

Ficam minhas felicitações para os responsáveis, professores, estudantes e toda comunidade de Quixeré por esse exemplo inovador de como envolver a comunidade nas atividades da escola e como inserir a meninada no meio científico.

Em breve escreverei sobre 2a edição da Summer School que será realizada em Curia, Portugal.

Fonte: http://quixere.ce.gov.br/secretarias/94/educacao

0 comentários:

Postar um comentário