A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

domingo, 6 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO, A JUVENTUDE E O SERTÃO: OU ALGUMAS RESPOSTAS CONTRA A CRISE

Numa evidente mostra de consideração e cuidado pela juventude e objetivando a interiorização do ensino superior para o sertão brasileiro, iniciou-se uma nova fase do ensino no país.
Fazem parte desse momento histórico os municípios cearenses de Russas (Vale do Jaguaribe) e Crateús (Sertão dos Inhamuns). Eles irão receber cada um o Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará e assim vão se somar às comemorações das cidades que fazem parte da extensão do ensino superior federal: Blumenau (UFSC) em Santa Catarina, Cachoeira do Sul (UFSM) no Rio Grande do Sul, Embú (UNIFESP) em São Paulo e Ananindeua (UFPA) no Pará. Essas e algumas outras regiões farão parte do mapa onde o governo federal assume o compromisso com os estudantes dessas regiões.
A instalação de extensões federais se insere no contexto da 3ª Etapa de Expansão da “Educação Superior e Tecnológica e Profissional” no Brasil complementando o plano de combate à pobreza e a miséria que é sabido ser a principal meta do governo da presidente Dilma Rousseff.
Um ponto decisivo foi o apoio institucionalmente do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Russas, tal como a movimentação popular e estudantil da sociedade jaguaribana. Esse fato tem mais que o poder de uma ação significativa, já que é a partir dela que o governo federal constata a chancela dos poderes locais, pois, per si garante o apoio necessário para o êxito do empreendimento universitário.
Tal foi o zelo, a determinação e as garantias das ações seguintes que a administração da Universidade Federal se viu ladeada por um parceiro legítimo e segura de definir Russas como cidade universitária. Assim optou por definição criteriosa, pois a cidade jaguaribana atendeu a todos os ditames técnicos e exigências necessárias à instalação de um campus federal.
Foi nesse contexto que o Brasil presenciou a assinatura presidencial que autoriza a terceira fase da expansão universitária: com certeza a melhor resposta para a crise financeira e moral do mundo contemporâneo.
Em breve editaremos no blog a cronologia completa da movimentação que culminou com a implantação do Campus da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe.
Fortaleza, Outubro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário