A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vale do Jaguaribe recebe Mestrado do Instituto Federal

O ensino superior federal reforça sua presença no Vale do Jaguaribe indicando com a criação de mais um curso para a região, agora com o nível de pós-graduação latu sensu. O Mestrado em Tecnologia de Alimentos tem, já pelo título, o mérito e a importância para qualquer região do mundo, quanto mais o Vale que é um verdadeiro celeiro de projetos como é o caso do Tabuleiro de Russas.

Esperamos que o curso se concretize e entre em sinergia com os demais equipamentos de ensino da região (como FAFIDAM, Campus da UFC, escolas). E que não mais ocorra a lacuna deixada pelo Mestrado em Educação e Ciências, como foi o caso da FAFIDAM/FECLESC.

Leia abaixo o informe do site do IFCE.


Imagem: Campus de Limoeiro do Norte terá pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (Luís Carlos de Freitas)


IFCE aprova primeiro Mestrado no interior



O Instituto Federal do Ceará (IFCE) ganhará o seu primeiro mestrado acadêmico em um campus do interior do Estado. O curso de Tecnologia de Alimentos será implantado no campus de Limoeiro do Norte, com previsão de oferta de vagas ainda este ano. A aprovação do mestrado se deu esta semana pela Comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Este será o segundo mestrado acadêmico oferecido pelo IFCE, que já disponibiliza o curso de Tecnologia e Gestão Ambiental no campus de Fortaleza. A aprovação do mestrado no interior é consequência do processo de expansão do IFCE, que tem permitido desenvolver, de forma articulada, ações em conjunto com outros campi e outras instituições focadas no trinômio ensino, pesquisa e extensão. “O mestrado vem acrescentar nossa oferta de cursos na modalidade strictu sensu, unindo-se ao já oferecido no campus de Fortaleza”, diz o pró-reitor de Ensino, Gilmar Lopes Ribeiro.
De acordo com o relatório da Capes, os itens corpo docente e estrutura, como laboratórios e biblioteca, foram determinantes para a aprovação. O curso oferecerá nove vagas em duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento de processos e produtos alimentares no semi-árido nordestino” e “Fisiologia e bioquímica pós-colheita de produtos regionais”. Ao todo, dez professores-doutores compõem o quadro docente.
Para o diretor-geral do campus de Limoeiro do Norte, José Façanha Gadelha, todo o Estado ganhará com o curso. “Nossa região tem uma vocação para a educação e um perfil econômico direcionado para a área de alimentos. O mestrado aparece num momento importante para elevar a qualificação e impulsionar o setor, atendendo a estudantes e profissionais”, avalia. A diretora de Ensino Lucivânia Monte ressalta que a implantação do mestrado é resultado do envolvimento dos campi de Sobral e de Fortaleza do IFCE, além do Instituto Centec.

Déborah Susane e Luís Carlos de Freitas - Reitoria

Fonte: http://www.ifce.edu.br/noticias/1-noticias/910-ifce-aprova-primeiro-mestrado-no-interior.html

0 comentários:

Postar um comentário