Circulam em alguns meios de comunicação de âmbito local e estadual notícias que dão conta de uma incompatibilidade entre dois grandes projetos de grande valor para o Vale do Jaguaribe. A suposta questão envolveria o início das atividades do Campus Avançado da UFC em Russas e a criação de mais um equipamento federal na cidade, o Instituto Federal de Educação - IFCE.
Ansiando esclarecer a população e os estudantes (segmento envolvido em ambos os projetos educacionais) dispomos algumas informações atestadas pela veracidade dos fatos e, como sempre, visando o entendimento de todos e a garantia das conquistas para o nosso Vale.
O blog Transver o Sentido foi o primeiro meio de comunicação criado para divulgar as movimentações pela criação do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe. Como se percebe nos arquivos da referida página na web, várias postagens (realizadas desde 2010), versam sobre momentos histórico dessa luta que envolveu a população jaguaribana, principalmente russana, pela criação de um equipamento de ensino superior em nossa região.
Vale ressaltar, a título de curiosidade, que Transver o Sentido foi criado no decorrer do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior realizado na UFC em Fortaleza.
Depois da conclusão do curso latu sensu a página continuou on line e contribuiu, como fonte de pesquisa, para conclusão do trabalho "A Expansão do Ensino Superior no Brasil". O estudo aborda, como o título sugere, a expansão das faculdades nos últimos anos e a criação do Campus da UFC na região jaguaribana. Essa monografia, inclusive, poderá se tornar a primeira publicação sobre o tema.
Pois bem, como é sabido, a luta por ensino superior em Russas é antiga (tem cerca de quatro décadas) e ganhou força com a expansão do ensino público federal e amplo da apoio da classe acadêmica e política cearense que apoio em peso a instalação do Campus da UFC em Russas.
Foi peça fundamental no processo de instalação a presença do professor doutor Lindberg Gonçalves, hoje Diretor do referido Campus, tal como a articulação da Casa dos Amigos de Russas, CARUS e o apoio de ambas as gestões da Prefeitura local (gestão atual e anterior).
No presente momento o processo de instalação do Campus está resolvendo, com amplo respaldo da população, questões sobre o terreno (conhecido como Campo Federal) onde será construído o prédio didático.
O movimento de criação de uma unidade do IFCE em Russas nasceu, com a mesma legitimidade, da ânsia de professores e estudantes do próprio IFCE e logo ganhou apoio da população tal como do movimento de criação pelo Campus da UFC.
Posteriormente, contudo, foi criado um clima de conflito, como se a cidade não pudesse sediar duas instituições federais de ensino. No centro do debate está o Centro Vocacional Tecnológico, CVT, equipamento bem cotado pelas suas excelentes instalações (mantidas pelo poder municipal) e de seus laboratórios.
Ressalte-se que os dois equipamentos (UFC e IFCE) podem conviver plenamente no mesmo espaço físico do CVT. Inclusive como já vem ocorrendo entre as atividades do centro e da Universidade Aberta do Brasil. Essa ideia de convivência no mesmo prédio municipalizado, certamente, será a solução para que se garanta as duas unidades de ensino para a cidade.
Como se constata na comunicação entre a reitoria da UFC e IFCE com a Prefeitura municipal de Russas não existe nenhum conflito até porque isso não é do interesse de nenhuma das partes.
Conforme lê-se na página oficial:
Reitor da UFC solicita instalações do CVT de Russas
Reitor do IFCE leva ao MEC documento com concessão do CVT e doação de terreno em Russas
A título de resgate histórico recente outro movimento transcorreu entre nós também gerando confusão entre muitos estudantes, trabalhadores e até políticos da região jaguaribana. Era a promessa de um equipamento educacional federal de outro estado que visava se instalar na região jaguaribana. O movimento gerou um clima de disputa entre cidades como Morada Nova, Jaguaribara e Jaguaruana e seu desfecho é desconhecido, mas o fato gerou estranhamento e constrangimento para muitos.
Não existe exclusão de interesses, pelo contrário, o que temos é profusão de estímulos para que nosso povo finalmente seja contemplado com um ensino superior de qualidade que estimule para a vida laboral, multiplicação e produção do conhecimento científico.
Dessa forma não se deve prestar ouvidos às atitudes que dividem e confundem sem gerar nada produtivo e pior, sem ter fundamento na realidade.
Proponho, em consonância com o clima de liberdade e pacifismo que toma várias regiões do país, uma marcha dos estudantes que se inicie em logradouro do centro de Russas ou no próprio CVT e que termine no Campus da UFC, no campo federal, relembrando o histórico de luta e determinação que garantiu essa conquista.
O CVT conforme interesse dos gestores envolvidos e atentando ao bom funcionamento do bem público, num breve futuro, abrigará UFC e IFCE. Eles com certeza serão, tal como em Fortaleza, bons vizinhos.