O espaço da universidade tomou várias funcionalidades com o passar dos séculos. Antes foi lugar de isolamento, de fuga das agitações mundanas, de meditação e depósito de saberes.
Depois passou a ser uma "caixa de ressonância" da sociedade, dinâmica, inclusiva, aberta e multiforme.
Tornou-se uma das instituições mais respeitadas na sociedade, além de agência meramente formadora e de pesquisa. É dessa forma que vem contribuindo com gestores e empresas, fortalecendo movimentos sociais e manifestações culturais. Bastando, para cada uma das finalidades, o empenho docente, a vocação institucional ou a direção administrativa.
Recentemente esse movimento tem-se enriquecido com as constantes demandas externas buscam nos pesquisadores, laboratórios, grupos de pesquisa, soluções para questões de interesse público.
Essa parece ser a principal motivação da gestão municipal de Fortaleza quando a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por intermédio da sua Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, convida oca toda a comunidade acadêmica a tomar a cidade como objeto de estudo e intervenção.
A CITINOVA convoca pesquisadores e grupos de pesquisa a apresentarem projetos com aplicabilidade no desenvolvimento da cidade ou na solução de seus problemas, no I Workshop Ciência para a Cidade, que será realizado no mês de outubro de 2013, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar.
As áreas de interesse em captações de projetos são:
- Mobilidade Urbana;
- Saúde;
- Educação e Qualificação Profissional;
- Segurança Cidadã;
- Energia;
- Gestão da Cidade;
- Transparência, Comunicação e Cidadania;
- Sustentabilidade e Meio Ambiente;
- Habitação;
- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer;
- Economia Criativa.
Os grupos de pesquisa de universidades, empresas ou institutos estão convidadas a se inscrever até o dia 16 de setembro no site: http://www.cienciaparaacidade.org/index.html
Aproximar a universidade da cidade é movimento salutar e, certamente, já é um dos acertos da atual gestão. Dessa forma, os agentes de pesquisa poderão atuar positivamente na cidade e Fortaleza será beneficiada com melhorias em seus processos e demandas.