O DNOCS é uma instituição conhecida pela sua excelência na convivência com a seca e suas consequências. Vem de algum tempo a motivação para que o órgão federal entrasse em consonância com os apelos dos "proprietários expropriados" do Tabuleiro de Russas, daquelas que foram as terras de seus pais.
Essa postagem é uma homenagem a esses agricultores e suas famílias que hoje, dia 10 de outubro de 2013, estiveram reunidas com o diretor geral do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) Emerson Fernandes no refeitório da obra de construção do perímetro irrigado Tabuleiro Russas.
Os agricultores daquela região são uma gente mui digna e trabalhadora e veem lutando, já faz alguns anos, pela regularização de suas terras, visto que passaram a fazer parte do Projeto Irrigado Tabuleiro de Russas. O referido projeto é uma iniciativa de grande importância econômica e estratégica para o Brasil, com potencial de dinamizar o agronegócio mundial, mas que não pode estruturar sua base de sucesso sobre o descaso e a decadência dos antigos donos da terra.
Essas famílias, que estão com suas vidas e suas identidades sendo completamente modificadas por esse empreendimento federal, permanecem faz mais de quatro anos sem terras para produção dos seus gêneros agrícolas. Um prática que lhes dá significado de vida e que lhes garantiam o sustento.
Segundo representante da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Russas que esteve presente à reunião, há indicativos que ainda esse mês, certamente esse ano, terá início a construção das novas casas daquelas famílias que moravam no que se conhece hoje como perímetro irrigado.
As residências ficarão próximas ao distrito do Peixe e também nas comunidades da Lagoa dos Cavalos e do Cipó, todos localizados na região da zona rural no município de Russas.
Muito se fala em se manter o homem na sua região, no campo, para não provocar mais concentração demográfica nas grandes cidades, capitais e metrópoles estancando o êxodo rural. Infelizmente muito fica por fazer tendo em vista que os municípios não se acham em condições técnicas e financeiras de olhar essa questão, ao tempo que estado e união simplesmente não conseguem enxergar essa demanda de geografia humana.
Russas precisa transver o Projeto Tabuleiro de Russas, o Projeto precisa transver o DNOCS, o DNOCS precisa transver os agricultores e espero, os agricultores transvejam seu futuro com planejamento, aprimotamento técnico, união comunitária, desenvolvimento humano e qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário