A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de julho de 2014

INICIA-SE AMANHÃ O COLÓQUIO DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL EM COIMBRA, PORTUGAL

Um evento que promete pensar novas metodologias e maneiras de construir o mundo. 

Pensar é o que antecede a ação e o mundo de hoje demanda uma multiplicidade de ações que atuem junto a problemas novos e velhos que afligem a humanidade.

O Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte, Norte-Sul, ocorrerá na Universidade de Coimbra nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2014.



Realizado pelo Projeto ALICE: espelhos estranhos, lições insuspeitas, o projeto vai congregar cerca de 500 trabalhos e lançamentos de publicações de vários pesquisadores atuando ao redor do mundo: Moçambique, China, México, Itália, Espanha, Panamá, Alemanha, dentre muitos outros.

Claro que o Brasil tem participação maciça, tanto por ser um evento num país de língua portuguesa, como pelo fato de sentirmos a responsabilidade de buscarmos soluções novas e criativas para esse mundo velho.

Além de uma competente equipe que está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o grande nome que desponta na idealização e concepção do projeto é, sem dúvida, o do professor Boaventura de Sousa Santos.

Pensador português que formulou conceitos que dão uma nova feição não só a sociologia como também às ciências humanas, o prof. Boaventura cunhou os seguintes termos: ecologia dos saberes, sociologia das ausências, razão indolente, dentre outros.

Transcrevendo um trecho da proposta original do colóquio: "Este é o desafio essencial: nós não precisamos de alternativas, mas uma forma alternativa de pensar em alternativas."

Deve-se ainda ressaltar os quatro temas principais que nortearão as discussões de acadêmicos e ativistas no Norte global e do Sul:

  • Democratizar a democracia;
  • Constitucionalismo Transformadora, a interculturalidade e a reforma do Estado;
  • Outras economias;
  • Os direitos humanos e outras gramáticas da dignidade humana.

O colóquio sucedeu a Summer School que congregou pesquisadores de todos os continentes, com exceção da Oceania. 


Quem quiser conhecer mais do evento e obter informações sobre a programação pode acessar o seguinte endereço:  << http://alice.ces.uc.pt/coloquio_alice/?lang=en  >>

0 comentários:

Postar um comentário