A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bienal Internacional do Livro do Ceará

 
 
 
Na presente semana os fortalezenses e aqueles que estiverem visitando a cidade poderão conhecer o Centro de Eventos do Ceará e participar da X Bienal Internacional do Livro do Ceará, um dos maiores eventos do mercado editorial do Brasil.
 
A X Bienal conta com várias novidades em relação às edições anteriores, a começar pelo local, já que esse ano é a primeira vez que o evento ocorre no CEC. A bienal começou dia 08, mas segue até o dia 18 de novembro.
 
Reverenciando, dentre outros temas, a Padaria Espiritual, agremiação e movimento literário do final do século XIX, a Bienal reconstitui o centro histórico de Fortaleza com suas ruas e nomes familiares aos moradores da cidade.
 
Das atividades da programação destaco a sequência de palestras que ocorrerão na tarde do feriado, dia 15 de novembro, a começar pela comunicação "Trabalhando o Cordel em Sala de Aula" onde explorarei a importância de inserir elementos da cultura e da arte regional no programa educacional das escolas. Será na Sala 5 Sátiro Alegrete (Sabino Batista) Mezanino 2, a partir das 13h30.
 
A programação completa está no link abaixo:
 
Na ocasião abordarei especialmente duas obras: "Filosofia em onze atos" e "ABC do Poeta Jaguaribano", produções relacionadas à vida e a obra do poeta e cordelista Henrique José da Silva, pessoa única com quem me aprofundei nos saberes e fazeres do cordelismo.
 
 
E já que vou falar de cultura popular e cordelismo, sugiro a todos que adquiram um material inspirado no tema central desse ano, a obra "A Padaria Espiritual" do cordelista Edson Neto.
 
 
 
Por fim deixo meus parabéns aos organizadores dessa grande bienal. Dentre os idealizadores e promotores do evento, vai o meu abraço para Mileide Flores, Raymundo Netto, Assis Almeida, Casemiro Campos, Sandra Lima, dentre muitos outros que fazem a cultura do livro, da escrita e da produção editorial brilhar em nosso Estado.
 


 

0 comentários:

Postar um comentário