A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

A UNILAB E O MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS




                                                                     Campus da UNILAB em Redenção, Ceará.

Instalada na cidade de Redenção a 55 quilômetros de Fortaleza, a UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira protagoniza o reconhecimento tanto da cidade como do estado Ceará, por serem pioneiros na abolição da escravatura nos idos anos de 1883.

Sua importância entre os cearenses se dá, primeiro porque busca realizar a produção do conhecimento e sua difusão entre estudantes de países da comunidade de língua portuguesa, principalmente africanos e afrodescendentes. Depois porque representa a expansão do ensino superior federal numa região que até pouco tempo dispunha apenas dos campi da UFC e do IFCE.

Testemunhamos a relevância do ingresso no ensino superior e a concretização do campus da UFC em Russas, também no Ceará, quando percebeu-se que a educação, era um tema que congregava todas as forças políticas e sociais. Sobre isso resumiu o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao exterior: “Nenhum tema é tão capaz de unir e transformar um país quanto a educação”. Na verdade poucos temas unem de tal forma.


Professor, pesquisador e escritor brasileiro Milton Santos.

Criada em 2010 a UNILAB oferece cursos de graduação em admistração pública, agronomia, bacharelado em humanidades, cências da natureza e matemática, enfermagem, engenharia de energias, letras - língua portuguesa. Seu público são os cearenses da região do Maciço de Baturité, mas a instituição recebe estudantes de Angola, do Cabo Verde, do Timor Leste, de Moçambique, dentre outros países.

A grande novidade é que a UNILAB começa 2014 oferencendo seu  Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis. O primeiro mestrado da instituição aceita profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em abordar as questões relativos a duas Linhas de Pesquisa, disponíveis: 

a) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável – voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias balizadas pelo enfoque do desenvolvimento sustentado, sustentável e includente e que, sobretudo, possam ser apropriadas pelas populações interessadas. 

b) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade – voltada para a análise e compreensão das conformações sociohistóricas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais. 

A selação que se inicia com inscrições no dia 06 e se encerram dia 28 de março de 2014 oferecem 15 vagas com 40% delas reservadas para a Cota de Ação Afirmativa. 

Serão aceitas inscrições por via eletrônica. Para tanto, todos os documentos solicitados para inscrição deverão ser digitalizados no formato PDF e encaminhados para o endereço eletrônico do curso: masts@unilab.edu.br. O candidato deve solicitar a confirmação de recebimento do e-mail contendo os documentos para pedido de inscrição, no corpo do e-mail enviado.

Os documentos exigidos são:

- Solicitação de inscrição (documento no anexo do Edital);
- Formulário de inscrição integralmente preenchido (documento no anexo do Edital);
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação, da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação ou da Declaração de Aluno Concluinte;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Cópia autenticada do documento de identidade e do CPF (no caso de candidato estrangeiro, será a aceita a cópia do Passaporte);
- Projeto de dissertação, indicando a linha de pesquisa;
- Curriculum Vitae (documento no anexo do Edital) em duas vias [uma delas comprovada];
- Termo de compromisso de Dedicação de Tempo ao Curso, conforme modelo em anexo.

O processo seletivo consiste em cinco etapas, são elas: a) Prova Escrita; b) Análise do Projeto de Pesquisa; c) Defesa do Projeto; d) Prova de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol), já os candidatos estrangeiros deverão apresentar prova de Proficiência em Língua Portuguesa ou submeter-se a exame próprio para este fim; e) Análise do Curriculum Vitae.

Mais informações acessar o site institucional:
http://www.unilab.edu.br/noticias/2014/02/14/unilab-lanca-primeiro-edital-do-mestrado-academico/

0 comentários:

Postar um comentário