A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de março de 2014

Todos os cursos de graduação no Brasil: curiosidades e algumas reflexões


Pelo fato de não ser adepto das listagens taxativas e classificações de critério incerto, o Transver o Mundo pouco ou nunca postou listas do tipo "as dez mais" ou coisas do gênero.

No entanto, depois de refletir e analisar várias listagens ligadas às graduações e profissões mais demandadas no mundo do trabalho, acabou-se por avaliar que essas listagens podem gerar boas reflexões entre os que já fizeram um graduação e, principalmente, aqueles que ainda pensam em encontrar uma ocupação e uma profissão que lhe realize e na qual se sinta útil para a sociedade.

A diversidade de cursos de graduação é tamanha que existem hoje no Brasil mais de 215 cursos de graduação, sendo que só as engenharias contabilizam 54 cursos.

O presente dado resume muito bem a diversidade e a demanda do mercado capitalista atual por demanda especializada. Foi-se o tempo em que o estudante do ensino médio só precisava escolher entre uma dezena de graduações: medicina, direito, odontologia, psicologia, letras, engenharia civil, licenciaturas, umas poucas. 

Como toda regra tem excessão, segue uma série de listas, dentre as quais a última composta de todos os cursos de nível superior ensinados no Brasil.

O site CareerBuilder fez um levantamento para descobrir quais são as melhores carreiras para se ter nesse novo ano.  Entre os requisitos, estão as áreas que tiveram um crescimento de empregos de 7% ou mais entre 2010 e 2013 e que têm previsão de crescer ainda mais agora em 2014. Outro critério é que o emprego pague ao menos 22 dólares por hora.

Confira abaixo as carreiras que mais têm potencial nesse ano:

1. Desenvolvedor de softwares
2. Pesquisador e analista de marketing
3. Especialista em treinamento e desenvolvimento de profissionais
4. Analista financeiro
5. Fisioterapeuta
6. Desenvolvedor web
7. Gerente de logística
8. Administrador de banco de dados
9. Promotor de eventos
10. Tradutor e intérprete
11. Engenheiro químico
12. Analista de informações de segurança

Já o site CareerCast fez um levantamento interessante: quais são as carreiras que têm as melhores “famas”, mas o pior dia a dia? Pois é, nem sempre a reputação de uma profissão condiz com as condições de fato do trabalho, seja por uma questão salarial ou, o que é bem comum, pela quantidade de estresse que acompanha essas carreiras mais “glamorosas”.
Veja quais são as doze carreiras mais superestimadas nos Estados Unidos:

1. Executivo de contas (publicidade)
2. Cirurgião
3. Corretor da bolsa de valores
4. Gerente de relações públicas
5. Executivo sênior
6. Organizador de eventos
7. Arquiteto
8. Piloto de aviação comercial
9. Advogado
10. Programador
11. Economista
12. Psicólogo

O mesmo site fez um levantamento nos Estados Unidos e chegou às carreiras menos estressantes por lá. Os critérios foram oportunidades profissionais em alta, bons salários, esforço físico, baixos riscos para saúde, entre outros. A pesquisa foi feita nos EUA, mas muitos dos critérios bem que podem valer por aqui também.

Confira as carreiras menos estressantes para os norte-americanos:

1. Professor universitário
2. Costureira/alfaiate
3. Técnico de registros médicos
4. Designer de joias
5. Técnico de laboratório médico
6. Fonoaudiólogo especializado em audiologia
7. Nutricionista
8. Cabeleireiro
9. Bibliotecário
10. Operador de furadeira industrial

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/

Anexo:Lista de cursos superiores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este anexo é uma lista de cursos superiores ensinados no Brasil separados por área do conhecimento. A separação é feita nas três grandes áreas: ciências biológicasexatas, e humanas.
Observação: Os cursos sem discriminação ao lado são de bacharelado ou admitem mais de um tipo de graduação, enquanto os que estão com as discriminações de tecnologia e licenciaturaformam o acadêmico apenas na respectiva modalidade de graduação.

Ciências exatas

Ciências biológicas

Ciências humanas


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cursos_superiores

0 comentários:

Postar um comentário