Dia 28 de julho marcou o início das atividades acadêmicas do Campus da UFC em Russas com a visita dos 35 estudantes do curso de Engenharia de Software às obras da unidade de ensino no campo federal.
Os alunos foram recebidos pelo diretor, professor Lindberg Gonçalves, pela equipe docente composta de sete professores e por quatro servidores técnico administrativos da UFC. O grupo percorreu o espaço onde irão conviver nos próximos anos e projetaram as estruturas físicas e os desafios que irão assumir como os pioneiros dessa experiência acadêmica no interior do Ceará.
Mas isso é só o começo de um futuro produtivo que integrará milhares de pessoas de várias regiões. Dia 04 de agosto, no contexto do aniversário da cidade e na semana do município, o campus terá sua aula inaugural.
Nas palavras do escritor Webston Moura:
"As más notícias fazem parte do trabalho da imprensa e disso não podemos fugir. Mas muitas vezes é só o que todos nós, cidadãos brasileiros, recebemos, e isso nos entristece. Quando temos a notícia de que o tão esperado Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas terá sua aula inaugural, precisamos reconhecer nisso um ganho de auto-estima que nos venha a servir de antídoto para tudo que de ruim temos visto e ouvido falar, afinal trata-se de uma das maiores vitórias do povo desta terra, uma terra que no próximo 6 de agosto completará nada menos que 213 anos de emancipação, como anuncia a Semana do Município. veja o link: http://russas.ce.gov.br/semur2014/." (texto extraído do blog da CARUS: http://carusrussas.blogspot.com.br/)
A aula inaugural ocorrerá no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), onde também serão as aulas do primeiro semestre de aulas, e será proferida pelo pesquisador e médico professor Armênio Aguiar dos Santos.
A escolha do prof. Armênio dos Santos para abrir o primeiro semestre letivo no campus da UFC em Russas certamente não foi por acaso. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, Armênio é doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará e professor adjunto da UFC.
Sua presença nesse momento tão relevante do campus resguarda surpresas e esperanças tais como uma tendência de produtividade científica para o campus. E ainda a possibilidade de que se instale em nossa região cursos vocacionados para a área da saúde. Aproveitando, dessa forma, um grande potencial de nossa sociedade para o cuidado da vida e atenção à saúde humana.
Plataforma Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787826P6
0 comentários:
Postar um comentário