A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

FLAQ - Festa Literária de Aquiraz


2014 é o ano da 2a edição da Festa Literária de Aquiraz "o primeiro e único festival literário do Ceará". 

O evento acontece nas dependências da Engenhoca, um aconchegante parque temático situado no centro histórico de Aquiraz. Pertencente desde gerações à família Targino, a Engenhoca se mostra um espaço perfeito para acolher temas ligados às artes, no contato com estruturas que remontam ao período colonial, além de espaços abertos e um contato salutar com o meio ambiente composto por grande variedade de fauna e flora.

Na sua primeira edição a FLAQ trouxe um público voltado para os docentes da rede de ensino público de Aquiraz. Nesse ano a proposta é engajar principalmente crianças e estudantes da rede pública e particular de ensino.

Nomes locais, nacionais e internacionais estiveram abrilhantando o evento em 2013, dentre eles os escritores Mempo Giardinelli, Luiz Ruffato, Mário Prata, Xico Sá, Tércia Montenegro, Ronaldo Correa de Brito, Ana Miranda e a farmacêutica Maria da Penha.

Compõem o quadro de autores esse ano os cearenses Lira Neto, Socorro Acioli, Klévisson Viana, Adriano Espínola. Com eles estarão Pedro Bandeira, Dora Lorch, Ricardo Carvalho, João Carrascoza, Ilan Brenman, Bernardo Kucinski e outros mais.

Esses nomes estarão dinamizando oficinas, mesas, minicursos e uma sessão denominada "encontro com o Autor". Os temas abordados vão de cangaço, cordel, identidade cultural cearense, até 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, Sustentabilidade e claro, muitos temas ligados à criação literária, literatura infantil...

O site do evento: http://flaq.com.br/  é de fácil navegação e permite ao internauta a escolha e seleção das atividades que pretende participar.

A proposta da FLAQ é muito oportuna e relevante para a formação de um público leitor na região. Pela qualidade da organização e por agregar variados nomes que trabalham com as letras, vem colocar Aquiraz e o Ceará num circuito literário de alto nível.

Dessa forma FLAQ inspira outros eventos literários como as feiras de livro em Aracati, Russas e Limoeiro do Norte que, no últimos anos, também vem buscando popularizar o gosto e o prazer de ler um bom livro.




Engenhoca Parque Ecológico



0 comentários:

Postar um comentário