A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A relevância do PET Saúde para o ensino em saúde no Brasil

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.


Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005. 


O PET Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

Em Quixadá, Ceará o PET Saúde existe desde de 2013 através da Faculdade Católica Rainha do Sertão com apoio do Ministério da Saúde e tem dado vários frutos, dentre eles: a integração dos serviços de saúde e saúde mental, a aproximação dos serviços municipais com instituições formadoras, a realização de práticas inovadoras em saúde e ainda a execução de eventos de sucesso como a XXII Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania.

Para garantir a continuidade desse projeto tão importante para a formação de novos quadros em saúde e manutenção de práticas em serviços de todo o país foi criada uma petição pública. A partir do link abaixo pode-se preencher a petição. Depois basta aguardar a mensagem para confirmação.

http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR77854http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR77854
Nas palavras da Profa. Assist. Dra. Alice Yamashita Prearo:
"É inegável que as políticas indutoras têm promovido uma formação mais vinculada com as necessidades de saúde da população, pautada no trabalho em equipe multiprofissional, assim como, por outro lado, propiciado educação permanente dos profissionais envolvidos e estimulado o desenvolvimento de pesquisa aplicada. A avaliação de todos é de que essas trocas têm sido fundamentais para a formação/aprimoramento contínuos, e propiciado uma ampla reflexão sobre os problemas da área e da co-responsabilidade na proposição de estratégias criativas para transformação da realidade. "
Por isso, é muito importante outros setores da sociedade conheçam esse processo PET que visa integrar o ensino superior na saúde aos serviços públicos, via de regra, tão carentes de recursos humanos. É válido o incentivo, o apoio e a divulgação dessa petição.

Fonte: 
http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/petsaude/o-que-e-o-pet-saude

0 comentários:

Postar um comentário