A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Assembleia Legislativa do Ceará celebra 55 anos da regulamentação da psicologia no Brasil

Celebrada em 27 de agosto de cada ano o dia do psicólogo rememora a regulamentação dessa profissão no Brasil. A Lei 4.119 de 1962 foi assinada pelo Presidente da República em exercício João Goulart. 



Passados 55 anos a profissão chega ao século XXI madura e, apesar dos grandes desafios que lhe demandam estudo, reflexão e intervenção, vem trazendo soluções para vários campos da atividade humana.

Assim vem sendo feito na educação, na justiça, no trânsito, na clínica, como também na área social, hospitalar, de gestão pessoas, na saúde de forma abrangente... a lista é ampla.

Para celebrar esse percurso de serviços prestados à sociedade, a Assembleia Legislativa do Ceará irá realizar, dia 25 de setembro de 2017, uma Sessão Solene em alusão ao Dia do Psicólogo.

Iniciativa da Deputada Rachel Marques, licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, UFC, a proposta abre perspectiva não só para celebrar o trabalho realizado pelos psicólogos e psicólogas, mas também traz  reflexões sobre melhorias para os serviços oferecidos pelo poder público.

Além disso, é um espaço de diálogo entre a profissão e o poder legislativo, ocasião em que mais segmentos da população podem conhecer mais sobre essa profissão e perceber que essa é uma profissão e ciência sérias, respaldada internacionalmente por várias instituições de ensino e de pesquisa de excelência em todos os continentes. 

Instituições como Harvard, nos EUA, ou centros de ensino em Israel, Cuba, Arábia Saudita, México, Japão, China, Espanha, Canadá, África do Sul, dentre outros, sediam universidades que fomentam, além do ensino, a pesquisa científica em temas específicos da ciência psicológica como psicologia social, comportamento humano, neuropsicologia, saúde mental, dependência química, psicanálise, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, entre muitos outros temas.

Se destacam no campo da pesquisa no Ceará instituições como a UFC e a UNIFOR que, já há alguns anos, trazem nos seus Programas de Pós-graduação os cursos de Mestrado e Doutorado.

No momento, dezenas de cursos de graduação em psicologia estão formando novos quadros profissionais no Ceará. Eles estão situados principalmente em Fortaleza, mas também em cidades como Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte. Esse cenário aumenta a responsabilidade e as atribuições dos órgãos de classe como o Conselho Regional e o Sindicado dos Psicólogos. 

Segue abaixo o convite para esse evento:


0 comentários:

Postar um comentário