Dia 08 de novembro o Brasil pode conhecer quais foram os ganhadores da edição 60a, ano 2018, do prêmio Jabuti.
O júri e os organizadores da premiação apostaram no novo e colheram, nessa edição, boas surpresas para o mundo literário que prestigia seus escritores e obras. De modo que houve uma grande surpresa na entrega da premiação de livro do ano, aliás, duas surpresas.
A primeira é que um cearense ganhou a premiação maior da noite: melhor livro do ano, o poeta Mailson Furtado Viana. A segunda surpresa é justamente a modalidade do livro premiado: uma obra poética!
Além do mais, À cidade é uma produção independente e surge de um nome desconhecido do grande público leitor e do mercado editorial.
Natural da cidade de Cariré, Mailson
Furtado Viana cresceu em Varjota, ambas cidades da microrregião de Ipu, no Ceará.
É de memórias, registros e cenas dessa região que a obra se faz, segundo o autor, inspirado em obras como a do paraibano Ariano Suassuna.
Dá vontade de ler a obra, não somente pela sua consagração como a maior premiação da literatura brasileira, mas pela forma simples, despretensiosa e bela com que o poeta vive e traz o cotidiano de sua aldeia.
E para não acabar com as surpresas, que são muitas, vale lembrar que Mailson Viana é odontólogo graduado na Universidade Federal do Ceará - UFC.
Parabéns Mailson você trouxe, com o seu trabalho, visibilidade e reconhecimento para a poesia, para os poetas, para a inovação despretensiosa, para a produção independente, para o sertão, para a sua cidade, para o Ceará!
E obrigado por isso!
Acessível em: <<http://www.pbase.com/alexuchoa/image/37782000>>
0 comentários:
Postar um comentário