XI Encontro Cearense de Historiadores da Educação - ECHE e o I Encontro Nacional do Núcleo de Pesquisa em História da Educação - ENHIME têm o objetivo de dar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: REAL E VIRTUAL EM DEBATE.
Dentre as muitas possibilidades da História e da Educação, como ofício, está a que permite falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossas matrizes culturais, das ações e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. São ciências que buscam desvendar as entranhas e liames da vida social, em suas dimensões econômica, política e cultural, distendidas no tempo e no espaço.
O evento quer contribuir para aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História da Educação das diversas universidades, favorecendo o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação dos seus resultados de pesquisa, que serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o conhecimento do passado e da história local, em conexão com as instâncias nacionais e internacionais, para um melhor entendimento dos desafios do presente.
Os estudos no campo da Educação estão, cada vez mais, pelo contexto sociocultural que contemporaneamente se delineia, submetidos a novas exigências. Esse campo vem sendo pressionado por imperativos de ordem científica e de ordem profissional, como também de ordem política, administrativa e econômica. As tensões criadas por essas pressões nem sempre são decodificadas e analisadas mais a fundo. A tomada de consciência dos processos de mudança de diferentes ordens que atingem a sociedade, as comunidades, as pessoas e instituições podem representar um momento privilegiado para abordagens no campo educacional, construindo-se novos sentidos dentro das compreensões procuradas para os fatos, as relações, os impactos e as mutações.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: REAL E VIRTUAL EM DEBATE constitui o foco da discussão proposta, com vistas a revelar, por um lado, a diversidade de experiências nos dois campos de ação (Educação e História) e por outro analisar as questões que se colocam na discussão da pesquisa em História da Educação passando pela diversidade de temas, áreas, enfoques e também denominações que qualificam esse campo. Nesta perspectiva, buscar um melhor entendimento do que queremos estudar, quais os conhecimentos necessários para a formação de uma base teórica e que caminho trilhar no processo da pesquisa.
As 10 últimas edições do evento ocorreram nos seguintes lugares: o 1º em 2002 e o 2º em 2003 ocorreram na FACED/UFC. Em 2004, realizamos o 3º evento na UVA/Sobral. Em 2005, retornamos a Fortaleza, onde o 4º evento teria como sede, novamente, a FACED/UFC. O 5º evento, em 2006, foi realizado em Guaramiranga, juntamente com o I Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, com o apoio da prefeitura local e dos órgãos estaduais e federais de fomento à pesquisa. Em 2007, o 6º evento ocorreu em Aracati juntamente com o I Colóquio Internacional de História da Educação, com a presença do Prof. Justino Pereira Magalhães, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e da Profª. Teresa Laura Artieda, Professora Titular da Facultad de Humanidades de La Universidad Nacional Del Nodeste, Chaco, Argentina. Em 2008, o 7º evento ocorreu em Barbalha, com a presença do Prof. Felipe Zau, Pesquisador e Assessor do Ministério da Educação de Angola. Retornamos a Fortaleza, onde foi realizado na FACED/UFC o 8º evento, com a presença dos conferencistas Prof. Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE e professor da UFRJ e da Fundação Getúlio Vargas e da Profa. Zeny Rosendahl, professora da UERJ, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Espaço e Cultura. No 9º evento, em 2010, retornamos a UVA-Sobral e o nosso convidado para a conferência de abertura foi o Prof. Jorge Ramos do Ó, professor associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Em 2011, o evento foi realizado através de uma parceria da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará, sendo esta última a sede do encontro que contou com participação de aproximadamente seiscentos inscritos, e do palestrante Durval Muniz de Albuquerque Júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Para a realização do XI ECHE e I ENHIME, a Comissão Organizadora do evento coordenada pelas pesquisadoras Lia Machado Fiuza Fialho, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo e Luciana Kellen de Sousa Gomes, decidiu por unanimidade, acatar a proposta da Universidade Federal do Ceará para sediar a 11ª edição do evento. Esta instituição de ensino Superior demonstrou espaço e aportes, de qualidade, necessários para realização do evento e possui cursos de graduação em História e Pedagogia, além de outros cursos de licenciatura objetivando a formação de professores. Na pós-graduação possui os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado e Doutorado em História. Portanto, o evento teria um público interno – alunos, pesquisadores e professores, interessados em participar do evento. Além dos pesquisadores das demais instituições do Ceará e Estados brasileiros que se fazem presentes ao longo dos dez anos do evento.
O evento estará recebendo trabalhos para apresentação oral até o dia 15 de maio de 2012. É necessário, contudo, que o pesquisador escolha um dos dez eixos do evento e esteja devidamente inscrito valendo a mesma regra para o coautor.
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