A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

XVII Encontro dos Profetas da Chuva

Quixadá, afamada cidade do Sertão Central no Ceará, vai sediar o 17o Encontro dos Profetas da Chuva. O Encontro dos Profetas da Chuva nasceu na Terra dos Monólitos por estar ali uma grande concentração de metodologias de previsão do tempo. Um dos eventos do gênero mais conhecidos no Brasil e o mais tradicional da região, o Encontro congrega os profetas que preveem inverno chuvoso ou período de estiagem para os próximos meses.



Na região do polígono das secas, no qual o estado do Ceará se encontra parcialmente inserido, a previsão do tempo ganhou por muitos anos status de verdadeira ciência na qual todo o cearense era iniciado. Quando não havia institutos especializados e nossa economia dependia quase que completamente da agricultura e da pecuária, os profetas da chuva tinham papel importante entre as populações do mundo rural.

Quem já viveu ou mesmo visitou as cidades do sertão brasileiro sabem da recorrência dessa prática da previsão do tempo entre os homens que dependem do sustento do campo e mesmo os citadinos que se preocupam com as questões sociais e climáticas que interferem diretamente no bem estar de todos. Pude presenciar meu avô fazendo previsões a partir do comportamento de animais, da observação de plantas e do vento, da posição da Lua, por exemplo.

Quando trabalhava no sertão russano conheci seu Albertino, proveniente do Alto São João, que ensinou na oportunidade um método bem original de prever o tempo para o ano seguinte: consistia em enterrar uma garrafa com certos elementos dentro e desenterrar na noite de São João. Pelo método constatamos que a mística popular sempre esteve do lado do homem, a serviço do domínio da natureza, irascível e imponente como é, pondo a prova seu sistema de incertezas.

O Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá retoma essa tradição concentrando as previsões de profetas de vários pontos do estado. Reviver esse costume de transmissão intergeracional e de grande proximidade com a natureza, nesses tempos em que o homem busca reencontrar-se em harmonia com o meio ambiente, no caso com o bioma da caatinga, é de forte simbologia.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Quixadá e o Instituto de Pesquisas, Violas e Poesia, o Encontro irá ocorrer de 11 a 13 de Janeiro de 2013 na ACOCECE, Estrada do Açude Cedro. A abertura será dia 11 na Fundação Cultural Rachel de Queiroz.

Segue link do site do evento: www.profetasdachuva.com.br

Para os que se fizerem presentes, profetas ou leigos amadores, pessoas queridas como Lourdes Leite, dr. Paulo Costa, dentre outros, boas previsões...

E boas chuvas!

0 comentários:

Postar um comentário