A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2012

Balanço sobre a Cultura em 2012



Na           

Na retrospectiva de 2012 fazemos oportuna reflexão sobre questões culturais. O balanço envolve como pontos altos dois eventos que marcaram o término do calendário anual: o XIV Encontro Cultural Russano e a X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Deve-se lembrar que em ambas esteve presente o Festival em homenagem ao nosso poeta maior Francisco Carvalho. A exposição também circulou por eventos e bibliotecas no interior com destaque para a XX Jornada Quixadaense de Saúde Mental e a biblioteca municipal de Quixadá. A exposição itinerante das obras poéticas terminará na cidade de Russas em 2013.
Dentro da programação do XIV ECR uma entrevista com Carvalho, realizada por uma comissão em sua residência, serviu para animar uma das discussões mais profundas e participativas sobre cultura na cidade. O debate envolveu representantes das diversas artes tal como literatura, teatro, dança, música, cinema, artesanato, cultura popular, história e patrimônio no Centro Cultural. Dessa reunião sairam apontamentos diversos, além da sintonia para fortalecer ações ligadas às artes.
No debate “O desenvolvimento sustentável na região jaguaribana”, aém de políticos e representantes de várias cidades como Russas, Jaguaruana e Limoeiro do Norte, estavam presentes vários sujeitos sociais da comunicação social, da agricultura irrigada e familiar, com destaque para os jovens atletas da seleção de Russas. Uma verdadeira equipe de vencedores.
Além do tema água, irrigação e seca no campo, dos apontamentos estruturais para o Campus Avançado do Vale do Jaguaribe (com a efetivação do prof. Lindberg Gonçalves como primeiro diretor do campus) e da Campanha pela criação do IFCE em Russas, uma comissão formada por Allan Deberton, Conceição Alves, Eliana Machado e Thiago Felix abordou o tema cultura russana dirigindo perguntas e sugestões para o prefeito eleito Weber Araújo. O deputado federal Ariosto Holanda, presente a todo o debate e atento ao potencial daquelas reivindicações, sugeriu a criação de um equipamento vinculado ao IFCE e denominado Centro Vocacional Cultural nos moldes do CVT. Seria um centro pioneiro do gênero no Brasil e já tem dotação orçamentária para 2013.

No Cine Jaguar se configurou uma verdadeira aula de cinema com macissa participação do público no debate sobre os premiados “Doce de Coco” de Allan Deberton e “Eu quero fazer um filme” de André Araújo. A família Evangelista bem recebeu os participantes na sala cinematográfica.
Personalidades como Gillemberg, Paulinho dos teclados (ambos participantes no Concerto Clássico na Matriz), Allan Deberton, Eliana Machado, Conceição Alves, Robertson Gondim, Didi Marreiro, Zilzo Leandro, Mateus Santiago, Débora Ingrid, Ricardo Torres, Sidnei Souto, André Araújo, dentre outros do campo cultural marcaram o evento.
Já a X Bienal se consolidou como um dos grandes eventos literários não só para o estado como do Brasil. O governo do estado se esforçou para esse fim.
A carismática presença de Lílian Martins, do Autores e Ideias, registrou a presença das principais personalidades na Bienal com direito a transmissão ao vivo para a Rádio FM Assembleia. Foi o caso do poeta Azulão.
Dentre outros nomes nacionais o cordelista Abraão Batista de Juareiro com seu ar aparentemente taciturno, porém extremamente hospitaleiro e afável, estava sempre na sua banca, oferecendo suas obras e xilos exclusivas.
A cultura russana se fez presente com lançamento de livros, palestras e apresentações de Thiago Felix e Alan Mendonça. Além dos Repentistas Beija-flor e Vem-vem que marcaram a X Bienal levando a melhor cultura popular para o espaço cordel no palco Luis Gonzaga. 

Lançamentos inesquecíveis como os de Sânzio de Azevedo e Tércia Montenegro assinalaram a Bienal por enriquecerem nossa literatura e favoreceram encontros de velhos amigos.
A Bienal, portanto, consolidou-se, tal como o ECR, por ser excelente ocasião para conhecer pessoas interessantes, reencontrar outras queridas e participar de belos momentos inusitados. Mais do que fazer negócios, o livro ficou em evidência no cenário local e os sujeitos envolvidos no processo tiveram sua projeção e reconhecimento.

Segue breve balanço das ações realizadas no decorrer de 2012 pela diretoria cultural da CARUS:

1.     Lançamento da coletânea “ABC do poeta jaguaribano” no SESC Fortaleza;

2.     Apresentação da Monografia “Expansão do Ensino Superior no Brasil: o Caso do Campus Avançado de Russas” no Encontro de História e Memória do Mestrado em Educação da UFC;

3.     Realização do I Festival de Poesias Memórias do Espantalho;

4.     Apresentação e publicação do trabalho “O RESGATE DO PASTORIL RUSSANO COMO FORMA DE ACESSO À CULTURA: direito adquirido por jovens" juntamente com a professora Tatiana Rocha no I Encontro Internacional de Direitos Culturais;

5.     Garantia do apoio inicial da CARUS para realizar a Celebração dos 50 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil na Assembleia Legislativa do Ceará;

6.     Divulgação de eventos russanos na imprensa de Fortaleza com destaque para a Rádio Assembleia;

7.     Participação no XIV ENCONTRO CULTURAL RUSSANO;

8.     X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO: lançamento de livros, palestras e mesas redondas;

9.     Apoio para criação da Comissão da instalação do Centro Vocacional Cultural pioneiro no Brasil;

10. Pleito em defesa do Arquivo Público na região jaguaribana e da preservação do patrimônio histórico;

11. Artigos na imprensa (sites e jornal impresso) e manutenção do blog Transver o Sentido;

12. Busca da integração dos artistas em coletividades e divulgação dos temas culturais.

 

Aos Leitores do Transver um pleno 2013. Até lá!




0 comentários:

Postar um comentário