A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolsas de estudos - quais instituições oferecem as melhores oportunidades




Todo dia é dia de muito esforço para quem tem determinação, mas 2015, especialmente, deve ser um ano de muito trabalho, estudo e realizações.

Para tanto é necessário preparação a fim de fazer boas escolhas, estar aberto aos encontros necessários e, quem sabe, conquistar aquele apoio indispensável para o desenvolvimento pessoal, acadêmico ou profissional.

Seja estudar para um concurso público, seja se preparar para entrar na universidade ou fazer um curso de aperfeiçoamento, as opções são variadas e garantem que todos sejam contemplados.

O estudo acadêmico, ou as investigações que visam produção científica, por outro lado, requerem um tipo especial de preparação e de envolvimento. Descobertas sobre a natureza e compreensões sobre a realidade social e humana demandam anos de estudo, empenho. Consomem anos, décadas, vidas inteiras até depois da aposentadoria.

Tanto tempo prescinde de dedicação exclusiva e de apoio para manutenção do pesquisador, do cientista. Para tanto, foram criadas as bolsas de estudos, que permitem por um determinado tempo, fazer com que os pesquisadores usufruam de um valor financeiro para que possam viajar, adquirir equipamentos, livros, participar de eventos, se manter nas suas necessidades básicas.

 Publicamos uma lista de sugestões de bolsas apresentada pelo site CANAL DO ENSINO e o jornal Estadão.

Que sejam de bom proveito para os futuros pesquisadores!



BOLSAS CONCEDIDAS POR ENTIDADES OFICIAIS BRASILEIRAS

Capes 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – agência de fomento do governo federal -, oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior. Geralmente os candidatos estão vinculado a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pós-graduação.
Mais informações: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

CNPq

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financia bolsas para doutorado sanduíche e e doutorado pleno no exterior.
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13

Ciência sem Fronteiras

Até 2015, o programa pretende conceder mais de 45 mil bolsas de pós-graduação para os brasileiros. Para o doutorado sanduíche (parcial), e o doutorado pleno, em muitas universidades estrangeiras, o candidato interessado pode conseguir a bolsa apenas com o diploma  de graduação.
Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/pos-graduacao-doutorado

Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também oferece auxílio para a realização de estágios de pesquisa para bolsistas de pós-doutorado.
Mais informações: http://www.fapesp.br/bolsas

BOLSAS CONCEDIDAS POR FUNDAÇÕES, INSTITUTOS E ONG´s NACIONAIS

Fundação Estudar

Criada em 1991, a Estudar concede bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado no exterior. Em mais de 20 anos de atuação, a fundação já concedeu cerca de 500 bolsas de estudo.
Mais informações: http://www.estudar.org.br/programadebolsas/

Fundação Lemann

O Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas de estudos parciais e integrais em universidades de ponta, como Harvard e Stanford. Nos últimos sete anos, o programa já auxiliou quase 100 candidatos. Tem como foco profissionais e pesquisadores com bom desempenho acadêmico.
Mais informações: http://www.fundacaolemann.org.br/fellowship/

Instituto Ling

Sediado em Porto Alegre, o Ling já já distribuiu, através de seus programas, 178 bolsas de estudo de pós-graduação em conceituadas universidades do mundo.
Mais informações: http://www.institutoling.org.br/?page_id=55

BOLSAS CONCEDIDAS POR INSTITUTOS E GOVERNOS ESTRANGEIROS

Grã-Bretanha

As bolsas Chevening financiam bolsas de mestrado nas universidades britânicas. O programa também incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes.
Mais informações: http://www.chevening.org/brazil/
A Universidade de Newcastle ofere bolsas exclusivas para brasileiros interessados em cursar a pós-graduação na Inglaterra. A seleção para este ano se encerra no dia 30 de junho.
Mais informações: http://www.ncl.ac.uk/postgraduate/funding/search/list/brazil

Estados Unidos

A Education  USA – fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos -, consolida e disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros.
Mais informações: http://www.educationusa.org.br/site/agenda/internas.php
A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. No programa de de doutorado parcial, estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.
Mais informações: http://www.fulbright.org.br/content/view/11/70/

Holanda

Centraliza as opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas. Também detalha as fontes de financiamento para que tem interesse em estudar na Holanda.
Mais informações: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/bolsas-institucionais/grantfinder

Suíça

O Governo Suíço oferece bolsas para estudos de pós-graduação exclusivas para brasileiros. São auxílios para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Próxima seleção ocorre em agosto.
Mais informações:http://www.eda.admin.ch/eda/pt/home/reps/sameri/vbra/cgsao/brasci/brauni.html

Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para cursos de mestrado e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, açlém de especialização em música, artes, desing, artes cências, arquitetura e cinema.
Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Austrália

Disponibiliza bolsas e auxílios para estudos no exterior. Com o programa de bolsas da Endeavour é possível fazer o mestrado e o doutorado em instituições australianas. A seleção deste ano finaliza no dia 30 de junho.
Mais informações: http://www.innovation.gov.au/InternationalEducation/Endeavour

Bélgica

Com o programa Vlir-Uos, candidatos brasileiros podem fazer mestrado, estágios ou pesquisas de curta duração em instituições belgas.
Mais informações: http://www.scholarships.vliruos.be/en/countries/LandDetail?cl=3845

China

O governo chinês, através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, disponibiliza anualmente bolsas integrais para estudos no nível de pós-graduação.
Mais informações: http://br.china-embassy.org/por/whjl/t1010372.htm

Malásia

O programa internacional de bolsas do governo da Malásia busca atrair profissionais de nível de pós-graduaçaõ ao país. Tem como prioridade áreas como Engenharia, Agricultura, Tecnologia da Informação, Saúde e Biologia.
Mais informações: https://payloan.mohe.gov.my/INTER/

Dinamarca

Existe uma séria de programas que oferece subsídios públicos para financiamento de cursos de pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.udiverden.dk/Default.aspx?ID=4729

França

A agência oficial de promoção do ensino superior francês consolida a oferta de bolsas e oportunidades de estudos no país. O programa Eiffel é Uma das possibilidades de bolsa para brasileiros.
Mais informações: http://www.bresil.campusfrance.org/node/6585

Hungria

A Fundação Tempus administra programas de cooperação internacional na área de educação. É possível conseguir financiamento para realização de estudos em nível de pós-graduação.
Mais informações: http://english.tpf.hu/

Taiwan

O Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do governo de Taiwan disponibiliza bolsas integrais para estudos de pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.icdf.org.tw/ct.asp?xItem=12505&CtNode=30316&mp=2

Espanha

As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação española para estudos no nível de pós-graduação. Existem bolsas, inclusive, para que está no último ano da graduação.
Mais informações: http://www.becasmae.es

Itália

O Ministério das Relações Exteriores italiano concede bolsas de estudo para brasileiros cursarem a pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Stranieri

Japão

O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas para pesquisa e cursos profissionalizantes, por exemplo.
Mais informações: http://www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.html

Nova Zelândia

O governo da Nova Zelândia seleciona candidatos em nível de doutorado para bolsas integrais no país. As inscrições para os interessados se encerram no dia 15 de julho.
Mais informações: http://www.newzealandeducated.com/int/en/institutions_courses

Canadá

O programa de bolsas internacionais disponibiliza uma série de programas para candidatos brasileiros interessados fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá.
Mais informações: https://w01.scholarships-bourses.gc.ca/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng
O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.
Mais informações: http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm

Rússia

A Aliança Russa, representante oficial das universidades da Rússia no Brasil, oferece bolsas para cursos de mestrado.
Mais informações: http://www.aliancarussa.com.br/site/

OUTRAS

Fundação Carolina
O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.
Mais informações: http://gestion.fundacioncarolina.es

Fundação Beca
Baseada no México, a fundação oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.
Mais informações: http://www.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php

Erasmus Mundus
Programa criado pela União Europeia, o Mundus oferece bolsas integrais para realização de cursos de mestrado e doutorado.
Mais informações: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus

Fonte:

http://canaldoensino.com.br/blog/bolsas-de-estudo-32-bolsas-de-estudo-que-voce-deveria-conhecer


1 comentários:

  1. Alguém pode me ajudar a fazer um pós-doc com bolsa de pesquisa/estágio aqui no Br ou em países de língua portuguesa ou espanhola?
    (Estou farta de receber "nãos" descabidos desde que me doutorei ,há 7 anos.Isto está tendo implicações graves sobre minha trajetória acadêmico-profissional.)
    Profa.Dra.Angeli Rose cvhttp://lattes.cnpq.br/4872899612204008

    ResponderExcluir