Kansas State University

Prédio da Kansas State University.

Universidade de Utah

Fachada do Departamento de Filosofia da Universidade de Utah.

Universidade de Pradesh Arni

Uma das fachada da Pradesh Arni University, na Índia.

University PrimeTime

Paisagem da Marist University / University PrimeTime, nos Estados Unidos.

Universidade de Oxford

Anglian College, da Universidade de Oxford.

A Secretaria de Educação de Jaguaruana e o IFCE fazem enquete no link:

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de outubro de 2017

No contexto da definição para o orçamento de 2018 pesquisadores fazem campanha pela ciência brasileira

No contexto da definição para o orçamento de 2018, no Congresso Nacional, pesquisadores fazem campanha pela ciência brasileira.

O orçamento previsto para 2018 é uma verdadeira ameaça para milhares de projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos em várias instituições brasileiras. 

 A marcha pela ciência foi um movimento que mobilizou cientistas, 
acadêmicos e simpatizantes da causa em eventos por todo o país.

Mesmo depois da sangria no financiamento que vivemos nos últimos anos dos governos Dilma, o atual (des)governo Temer agudiza a questão, desprestigiando ainda mais a pasta da ciência e da tecnologia nacional.

Para assinar a petição que vai pressionar o Governo Federal, tal como a CAPES, o CNPq, Fundações Estaduais de Amparo à ciência, Universidade, dentre outras instituições, basta clicar no link: 

https://www.change.org/p/manifesto-pela-ci%C3%AAncia

Segue abaixo um trecho do texto da petição e o vídeo veiculado nas redes sociais através do canal Youtube:

"A ciência brasileira vem sofrendo graves cortes. O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável pelo financiamento da ciência no País sofreu com uma redução de 44% da sua verba.  E corre o risco de sofrer novos cortes em 2018. Os institutos de pesquisa  estão sucateados e sem recursos para fazer ciência, enquanto grande parte das universidades públicas já sofre até para se manter em funcionamento por causa da redução drástica de investimentos, como é o caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)."



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Assembleia Legislativa do Ceará celebra 55 anos da regulamentação da psicologia no Brasil

Celebrada em 27 de agosto de cada ano o dia do psicólogo rememora a regulamentação dessa profissão no Brasil. A Lei 4.119 de 1962 foi assinada pelo Presidente da República em exercício João Goulart. 



Passados 55 anos a profissão chega ao século XXI madura e, apesar dos grandes desafios que lhe demandam estudo, reflexão e intervenção, vem trazendo soluções para vários campos da atividade humana.

Assim vem sendo feito na educação, na justiça, no trânsito, na clínica, como também na área social, hospitalar, de gestão pessoas, na saúde de forma abrangente... a lista é ampla.

Para celebrar esse percurso de serviços prestados à sociedade, a Assembleia Legislativa do Ceará irá realizar, dia 25 de setembro de 2017, uma Sessão Solene em alusão ao Dia do Psicólogo.

Iniciativa da Deputada Rachel Marques, licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, UFC, a proposta abre perspectiva não só para celebrar o trabalho realizado pelos psicólogos e psicólogas, mas também traz  reflexões sobre melhorias para os serviços oferecidos pelo poder público.

Além disso, é um espaço de diálogo entre a profissão e o poder legislativo, ocasião em que mais segmentos da população podem conhecer mais sobre essa profissão e perceber que essa é uma profissão e ciência sérias, respaldada internacionalmente por várias instituições de ensino e de pesquisa de excelência em todos os continentes. 

Instituições como Harvard, nos EUA, ou centros de ensino em Israel, Cuba, Arábia Saudita, México, Japão, China, Espanha, Canadá, África do Sul, dentre outros, sediam universidades que fomentam, além do ensino, a pesquisa científica em temas específicos da ciência psicológica como psicologia social, comportamento humano, neuropsicologia, saúde mental, dependência química, psicanálise, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, entre muitos outros temas.

Se destacam no campo da pesquisa no Ceará instituições como a UFC e a UNIFOR que, já há alguns anos, trazem nos seus Programas de Pós-graduação os cursos de Mestrado e Doutorado.

No momento, dezenas de cursos de graduação em psicologia estão formando novos quadros profissionais no Ceará. Eles estão situados principalmente em Fortaleza, mas também em cidades como Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte. Esse cenário aumenta a responsabilidade e as atribuições dos órgãos de classe como o Conselho Regional e o Sindicado dos Psicólogos. 

Segue abaixo o convite para esse evento:


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

COMO CONECTAR O WHATSAPP PELO COMPUTADOR: É RÁPIDO E PRÁTICO!

Muitas pessoas não sabem que podem acompanhar o zap escrevendo e lendo as mensagens a partir do computador!



É necessário, contudo, que ambos os aparelhos: computador e celular estejam conectados à internet.  

Durante a utilização do serviço o aparelho celular, além de conectado, também deve permanecer ligado.

Para isso é preciso entrar no site  http://web.whatsapp.com

Depois fotografar com o celular a imagem de autenticação que vai aparecer na tela do computador. 

E Pronto!

Usufrua de mais essa praticidade, com o cuidado para que o seu trabalho no PC não seja prejudicado com as conversas nessa rede social.

Abraço!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

É LANÇADA A REVISTA DOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC - 2016

Pela primeira vez na história dos eventos científicos da Universidade Federal do Ceará é criada uma publicação especialmente para compilar os resumos dos trabalhos apresentados. Trata-se da Revista Encontros Universitários da UFC, publicação lançada para a comunidade acadêmica em maio de 2017. 

Os Encontros Universitários contaram com os seguintes eventos:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além, claro, do cada vez maior Festival UFC de Cultura.

Devido à ocupação estudantil em protesto contra o governo federal em algumas das instituições de ensino no último semestre do ano de 2016, os Encontros Universitários só puderam ser realizados em 2017. 

Os textos contam com versão em PDF individual, por autor, para serem baixados pelos autores e demais interessados. E também, o que é uma novidade, a Revista traz os áudios de cada trabalho permitindo assim que os leitores não somente leiam como escutem os textos das pesquisas realizadas na universidade. 

Vale a pena conhecer um pouco do trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos diversos campos das ciências pelos pesquisadores e equipes de pesquisa da Universidade Federal do Ceará.

Segue a capa da Revista e abaixo o link para acesso aos resumos:


Parabenizamos aos idealizadores e responsáveis pela iniciativa da Revista.
Parabéns também a todos os autores, pesquisadores, estudantes e orientadores que tiveram suas produções científicas prestigiadas e devidamente divulgadas.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

MEDALHA DALTRO HOLANDA - CRITÉRIOS E DEFINIÇÃO DOS NOMES

Todos concordam que os bons exemplos podem criar uma espiral de influência positiva por onde passam. Apesar das grandes mídias, principalmente no Brasil, darem atenção excessiva a fatos negativos isolados, a desastres em série ou a histórias com versão manipulada, sabemos que isso tudo objetiva fins específicos.

Existem, todavia, iniciativas que visam não só reconhecer como dar evidência às histórias de superação, de entrega abnegada, defesa de modelos virtuosos que ilustram o cenário local. É o caso da Medalha Daltro Holanda. 

Criada em junho de 1998, a comenda da Casa dos Amigos de Russas homenageia, no seu nome, a figura do médico que tomou Russas como residência, depois vindo a construir ali uma casa de assistência aos doentes que, sem exageros, se tornou a semente para um centro de serviços de saúde que hoje assiste não só a cidade, como também toda a região jaguaribana. Digo isso porque, além da Casa de Saúde, hoje Hospital de Russas, existem na circunvizinhança, Maternidade, Clínica São Bernardo e logo mais à frente a Policlínica, com todo um complexo de serviços que compõem a rede de saúde regional. 

Pois bem, a Medalha Daltro Holanda foi criada com o objetivo explícito de "homenagear personalidades que, pelo mérito de suas ações, tenham merecido destaque na formação da índole e/ou contribuído para o desenvolvimento do povo russano". Nesse sentido, a honraria vem prestar um grande serviço junto a comunidade russana quando prestigia conterrâneos e amigos que souberam dar seus préstimos para a cidade ser um melhor lugar para se viver. 

Logo, juntamente com os títulos concedidos pela Câmara Municipal de Russas (Medalha Dom Lino Deodato, Medalha Manoel Matoso Filho, Título de Cidadão), no âmbito oficial; como também do Troféu Araibu, no contexto do CINEFESTIVAL; o prêmio Mario Torres, da Academia Russana de Cultura e Arte; além das comendas do Rotary e outras instituições locais, a Medalha Daltro Holanda faz justiça a pessoas dos mais variados campos que atuaram de modo destacado no desenvolvimento ou projetando o nome de Russas. 

É o caso do médico Dr. José Martins de Santiago, primeiro a receber a homenagem post mortem, também bianual da CARUS. Dentre os que foram reconhecidos depois da partida estão: Cônego Pedro de Alcântara, Padre Alípio Santiago, Scipião Maia Scipião, Valdemar Pinheiro e a lista segue. Por outro lado, foram agraciados com a Medalha Daltro Holanda figuras como: Maestro Orlando Leite, Irmã Maria da Graça, Maria Padeiro, Professor Luís Tavares,  Liduíno Pitombeira, Dep. Jeová Costa Lima, Jurandir Santiago, Gilvanise Pontes, Rantzau Souza, Dona Naninha, Dona Lourdes Bessa e ainda outros.

 O consagrado músico Liduíno Pitombeira é um 
agraciados com a Medalha Daltro Holanda.

Se aproxima a Assembleia da CARUS, ocasião em que os sócios da entidade poderão prestigiar seus conterrâneos com a indicação de um nome conforme consta no regulamento que disponibilizo no final desse texto.

A solenidade de entrega das comendas ocorre, tradicionalmente, nas instalações do Náutico Atlético Cearense, numa noite marcada por reencontros amigáveis, descontração e alegria.


Dona Ana Maciel Bezerra, Dona Naninha, na ocasião do 
recebimento da medalha no Náutico Atlético Cearense, 2011.


CASA DOS AMIGOS DE RUSSAS

MEDALHA DR. DALTRO HOLANDA

REGULAMENTO

Art 1º – A Medalha Dr. Daltro Holanda é o galardão instituído pela Casa dos Amigos de Russas para homenagear personalidades que, pelo mérito de suas ações, tenham merecido destaque na formação da índole e/ou contribuído para o desenvolvimento do povo russano.

Parágrafo Primeiro – Ao ser outorgada a medalha, o homenageado receberá, também, um diploma no qual será explicitado, em síntese, o destaque que propiciou o merecimento.

Parágrafo Segundo – A Medalha Dr. Daltro Holanda será entregue, a cada dois anos, as personalidades que, preenchendo os requisitos deste regulamento, tenham obtido maior aprovação no processo de escolha.

Art. 2º – A confecção e a outorga da Medalha a que se refere o caput do artigo anterior serão procedidas na forma que dispõe este regulamento.

Art. 3º – A Medalha, com 50 mm de diâmetro – 2 faces – e 3 mm de espessura, banhada em ouro puro conterá, de um lado, a efigie e o nome Dr. Daltro Holanda, superpostos na parte frondosa da paisagem que ornamenta a bandeira do município de Russas e, do outro, a insígnia da Casa dos Amigos de Russas.

Art. 4º – A cada ano será escolhido um candidato, e a escolha dar-se-á por ocasião da Assembleia Geral Ordinária que for convocada para a apreciação das contas referentes ao exercício anterior, na forma do Art. 25, parágrafo 1º, do Estatuto Social da CARUS
Parágrafo Primeiro – Qualquer sócio da CARUS poderá apresentar um nome para concorrer a honraria, o qual, se aprovado pela Diretoria em reunião ordinária em que estejam presentes pelo menos 2/3 dos seus membros, será submetido à Assembleia Geral;
Parágrafo Segundo – A Diretoria colocará à apreciação da Assembleia Geral, no máximo 5 (cinco) dos nomes por ela selecionados;
Parágrafo Terceiro – A outorga da Medalha de que trata este Regulamento dar-se-á em reunião festiva.

Art. 5º – Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Casa dos Amigos de Russas.

Art. 6º – Este Regulamento entra em vigor nesta data, e o seu conteúdo deverá ser divulgado para conhecimento dos Associados da CARUS.

Assembleia Geral da Casa dos Amigos de Russas, realizada na sede do SINDIÔNIBUS, em Fortaleza/CE, aos 4 (quatro) dias do mês de junho de 1998.